Qualidade de vida no trabalho de professores de uma escola da Rede Estadual da Paraíba

Neves, Rayara Valéria Sales

Resumo

A qualidade de vida no trabalho influencia diretamente o desempenho dos colaboradores bem como os serviços ou produtos oferecidos pela empresa. Com isso, as empresas devem rever e adotar estratégias relacionadas ao seu capital humano de modo que se adequem às exigências impostas pelo mercado e ambiente de trabalho visando garantir o melhor desempenho e sua sobrevivência. Assim, o presente estudo tem como objetivo geral analisar a Qualidade de Vida no Trabalho de professores de uma escola da rede estadual da Paraíba, a partir do modelo de Walton. Para atingir determinado fim, a metodologia utilizada consistiu em uma abordagem quantitativa e classificada como descritiva, utilizando um questionário fechado a partir das oito dimensões do modelo de Walton(1973). Foi aplicado para uma amostra de 22 professores e os resultados foram tabulados pela ferramenta Excel do pacote Microsoft Office. Os resultados obtidos permitiram analisar o ambiente escolar estudado como adequado para a promoção de QVT para os professores, ainda que haja pontos específicos necessitando de melhorias. Desse modo a gestão escolar deve atentar-se a manter o comportamento diante dos resultados positivos e buscar melhorias para as dimensões que ainda configuram insatisfação aos professores para que possa prevalecer o bom desempenho profissional, uma boa relação de trabalho e como consequência um bom serviço educacional prestado. Ademais, vale salientar a importância da temática apresentada diante do cenário acadêmico, bem como para incentivar gestores a identificar lacunas que impactam de forma negativa a qualidade de vida no trabalho.

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