O USO DO DISPOSITIVO MÓVEL CELULAR NAS AULAS DOS PROFESSORES DE ESPANHOL DO ESTADO DA PARAÍBA

VIEIRA DA SILVA, Mykeline

Resumo

O presente estudo tem o propósito de refletir sobre o uso do celular como recurso didático no ambiente escolar. Para tanto, esta pesquisa fundamenta-se nos estudos de Nagumo & Teles (2016), Gomes (2018), Oliveira (2016), Franco, Porto & Almeida (2016), dentre outros. Estes autores discutem a utilização do aparelho celular no âmbito educacional e sua utilização como ferramenta pedagógica. É neste cenário que se situa esta pesquisa, a qual teve como objetivo analisar as percepções dos professores de língua espanhola do Estado da Paraíba, acerca da utilização do dispositivo móvel celular em sala de aula. A metodologia utilizada foi um estudo de caso com vinte e dois (22) professores de Espanhol da educação básica e superior do Estado da Paraíba. Para coleta do corpus foi usado um questionário com catorze perguntas e distribuído por diferentes grupos e coletivos de professores de espanhol que exercem na Paraíba. Posteriormente, os dados foram analisados a partir das abordagens qualitativa e quantitativa. Como resultado pode-se observar que os docentes reconhecem o celular como um recurso didático, apesar de terem alguns receios e dificuldades quanto a sua utilização no processo de ensino aprendizagem de espanhol.

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