DESAFIOS SOBRE O ENSINO REMOTO: PERCEPÇÕES SOBRE A PLATAFORMA GOOGLE CLASSROOM NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA

DOS SANTOS, Luana Joice Nascimento

Resumo

Aos poucos a inserção das tecnologias digitais nas salas de aulas presenciais vem se tornando algo que propicia o desenvolvimento da educação e a continuidade do ensinoaprendizagem. O Google Classroom é a sala de aula online do Google, em que alunos e professores podem realizar encontros virtuais para a realização de aulas à distância é uma plataforma que ajuda professores no gerenciamento de atividades e criação de aulas interativas, ajudando o aluno a aumentar o aprendizado por meio de ferramentas disponíveis na Internet. Além disso, é uma ferramenta de produtividade em que professores e alunos interagem e constroem conhecimentos. Nesse sentido, o presente artigo apresenta percepções sobre a utilização da ferramenta Google Classroom nas aulas remotas de língua inglesa. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualiquantitativa, em que os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado e analisados de acordo com os subsídios teóricos. Os resultados obtidos na análise dos dados apontaram que a inserção da plataforma Google Classroom como recurso para continuidade dos processos de ensino e de aprendizagem, em tempos de isolamento social, decorrente da pandemia do COVID-19, tendem a despertar o interesse dos alunos e a aumentar o espaço colaborativo contribuindo significativamente no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, o seu uso destacou-se pela facilidade no acesso e pela satisfação demonstrada pelos alunos em desenvolverem suas atividades que, para muitos, tratava-se do primeiro contato com formas e tecnologias de ensino característicos da Educação a Distância.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.