IDENTIDADE CULTURAL E PODER EM EL AHOGADO MÁS HERMOSO DEL MUNDO: Proposta para o ensino de língua espanhola
FRANÇA, Dilene Kelly de Souza
Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar a relação entre identidade cultural e poder apresentada no conto El ahogado más hermoso del mundo (1978), de Gabriel García Márquez. A metodologia pela qual seguimos está ancorada em uma análise de caráter bibliográfico, a partir de teóricos como Hall (2006), que discute as questões referentes à identidade cultural na modernidade; Santos (2011), por analisar proposições conceituais e históricas acerca das identidades culturais; Felten (2016), que apresenta quatro possíveis interpretações para a análise do conto de García Márquez; PerroneMoisés (1997), que apresenta paradoxos nacionalistas da literatura latino-americana, e Muniz e Cavalcante (2009), que abordam sobre o lugar da literatura no ensino de espanhol. Como resultado, constatamos que o processo de identidade cultural é algo que se constrói por intermédio da alteridade e do poder que o outro exerce sobre nós, e constatamos também a importância de conhecer a cultura do outro para que assim aprendamos a respeitá-la e a crescer como seres humanos.
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