UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DO ESPANHOL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

TORQUATO, Simone Gomes

Resumo

A pandemia do COVID-19, declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em março de 2020, modificou as práticas pedagógicas e expôs uma fragilidade importante das instituições de ensino e os professores de espanhol. Será que vínhamos desenvolvendo competências digitais suficientes para atuar de forma remota? E estes recursos digitais serão eficazes no ensino do idioma espanhol para o ensino médio. Justificando-se com estas preocupações, este estudo foi construído baseado em uma revisão integrativa cuja questão norteadora foi descobrir o que os estudos publicados antes da pandemia do COVID-19 indicavam sobre o uso das TDIC’s pelos professores de Língua Espanhola do ensino médio. Para tal, realizou-se uma busca nas bases de dados disponíveis na internet por trabalhos diversos como artigos, teses e/ou dissertações, que tivessem sido realizados em um recorte temporal que abarcasse os anos de 2014 a 2019. Todos os estudos demonstraram que as TDIC’s são motivadoras, estimulam a autonomia e tornam a aprendizagem do espanhol significativa, ao mesmo tempo em que afirmavam a necessidade de preparação dos professores para as inovações tecnológicas.

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