GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS MULTIMODAIS NAS AULAS DE ESPANHOL: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS

GOMES, Maria Aparecida Diniz

Resumo

Os gêneros textuais/ discursivos estão constantemente presentes em no dia a dia através da interação e da comunicação social. O que ao longo do tempo eles foram ganhando novos elementos em sua estrutura textual com a intenção de suprir a necessidade comunicativa do momento e, principalmente do avanço tecnológico que trouxe para o meio social a notoriedade aos textos multimodais. Assim, o texto híbrido, o qual apresenta linguagem verbal e não verbal, é muito rico em sua composição semiótica e exige do leitor um conhecimento de mundo e uma constante associação do verbal com o não verbal para que a interpretação venha a ser coesa concisa e significativa no ensino de Espanhol Língua Estrangeira (E-LE). Partindo desse pressuposto, o presente trabalho tem como objetivo geral refletir sobre os gêneros textuais/discursivos multimodais para o ensino da língua espanhola. E como objetivo especifico analisar os elementos multimodais presente nas três tirinhas selecionadas e criadas pelo argentino Nik, além de levar os professores e alunos a refletir sobre o quão significativa pode ser o ensino aprendizagem da Língua Espanhola através gênero textual discursivo multimodal tirinha. Salienta-se que as semioses são recursos multimodais que contribuem de forma expressiva na construção dos sentidos no interior dos gêneros textuais/discursivos multimodais. A metodologia pela qual foi utilizada estava ancorada em uma análise de caráter bibliográfico, tendo como embasamento teórico autores como BAKHTIN (2003), MARCUSCHI (2007), ROJO (2012), COPE E KALANTZIS (2009).

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