O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE INGLÊS

SANTOS, Juciene Gouveia dos

Resumo

Este estudo teve por objetivo refletir sobre o ensino do inglês como língua estrangeira numa perspectiva contrastiva e discutir de que forma esse ensino pode apresentar-se de maneira interativa e dialógica mediado pelo o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). Assim sendo, refletimos sobre as contribuições das TDIC para o processo de ensino-aprendizagem no tocante ao desenvolvimento das habilidades linguísticas e como esses novos recursos são fundamentais nas práticas pedagógicas da atualidade, sobretudo no ensino de inglês. Diante do exposto, partimos dos seguintes questionamentos: a) De que forma o ensino contrastivo da língua inglesa no ambiente escolar pode ser favorecido pelo uso das TDIC? b) Quais os impactos desse ensino no desenvolvimento cognitivo dos alunos? Sendo assim, é importante compreender que o processo de ensino-aprendizagem durante o advento das aulas remotas ainda é visto de maneira desinteressante por alguns alunos seja por motivos de limitação ou falta de estrutura fora da escola no que diz respeito a baixa qualidade de internet. A metodologia é qualitativa de caráter bibliográfico embasado em trabalhos coletados em livros, revistas e sites especializados sobre os temas em questão a partir de teóricos como Marcuschi, (2010, p.13); SOARES (2002, p.148); Van Lier (2003); Pierre Lévy (1993); Warschauer (2011); BNCC (2018). Conclui-se, portanto, que o ensino contrastivo favorece o fortalecimento da aprendizagem do inglês a partir da comparação com a língua materna bem como de outras línguas e que as TDIC são recursos indispensáveis para pensar o ensino na atual conjuntura.

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