UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA PLICKERS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

FRANQUET, Luis Humberto

Resumo

Com a evolução tecnológica, os processos de ensino e aprendizagem também mudaram, objetivando acompanhar a geração Alpha, de crianças nascidas de 2010 em diante, que cresceram e se desenvolveram imersas em novas tecnologias e envolvidas por variados estímulos sensitivos e cognitivos. Dentre as mudanças pedagógicas mais marcantes está a alteração da percepção da avaliação, que passou a ser utilizada também com meio de ensino. Estamos falando da avaliação formativa que possui como maior característica ser processual e possibilitar um retorno ao professor em relação às suas aulas e ao aluno, em relação aos seus pontos fracos e fortes na aprendizagem. Diante desta nova realidade, este estudo vem incrementar o conjunto de recursos tecnológicos que podem ser aplicados nas avaliações formativas, trazendo um relato de experiência sobre o uso da Plataforma Plickers na avaliação formativa de alunos do ensino médio, na disciplina de Língua Espanhola. Após revisão da literatura e descrição da experiência prática com o uso do aplicativo, pode-se concluir que este recurso realmente é simples de ser utilizado e permite ao aluno a autoavaliação, além de indicar ao professor a necessidade de possíveis intervenções pedagógicas para corrigir déficits de aprendizagem pontuais e de forma individualizada.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.