RELATO DE EXPERIÊNCIA: AVALIAÇÃO NO ENSINO REMOTO COM A LÍNGUA ESPANHOLA NA ESCOLA ALZIRA LISBOA NA CIDADE DE JACARAÚ - PB

VITÓRIA DA SILVA, Maria José

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral descrever, através de um relato de experiência, o processo de avalição da disciplina de língua espanhola no regime especial de ensino na escola Alzira Lisboa. A mesma encontra-se situada na cidade de Jacaraú-PB. Entre os objetivos específicos que norteiam este estudo, buscou-se comparar as mudanças ocorridas no modo avaliativo do ensino presencial para o período de ensino remoto e especificar o uso de metodologias ativas para o desenvolvimento das aulas. Esse novo sistema de ensino remoto foi implantado recentemente, em toda a rede Estadual da Paraíba devido a Pandemia do novo Coronavírus. São reflexões pessoais advindas do cotidiano das aulas de língua espanhola e de como foi modificado o sistema avaliativo durante esse período remoto, fazendo uso de metodologia ativa como instrumento de avaliação por meio do “Google Classroom”. Para auxiliar no embasamento no decorrer do trabalho mencionamos alguns teóricos como Floriano e Mercado (2020) que ajudam a entender melhor esse novo contexto educacional. Deste modo, é válido destacar a importância do uso da tecnologia durante esse período, pois é por meio dela que ocorre o desenvolvimento das aulas remotas, sejam elas de forma síncrona ou assíncrona, além de ser de grande valia para o planejamento do professor. É uma nova forma de ensinar que trouxe consigo a oportunidade de adaptar o sistema de como avaliar o estudante e enxerga-lo como parte e agente ativo da avaliação, trazendo reflexões sobre a forma de avaliar o alunado e entendendo que o educador tem que estar em uma aprendizagem contínua juntamente com seu educando, procurando se manter sempre atualizado, pois isso ajuda muito no desenvolvimento educacional do aluno e no seu conhecimento profissional no qual ajudará nos métodos de suas avaliações.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.