INFLUÊNCIA DA LÍNGUA MATERNA EM AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA

OLIVEIRA, Patrícia Lira Guedes de

Resumo

O foco deste trabalho está na influência da língua materna na aquisição de língua espanhola e apreensão da criticidade nessas leituras. Outro fato, é a forma que a alteridade é exercida pelos alunos. Analisamos como se dá essa influência da língua materna durante a aquisição da língua espanhola. A nossa pesquisa-ação teve como objetivo geral proporcionar a formação de sujeitos críticos a partir de leituras de textos em língua espanhola. Nosso trabalho filia- se à Análise Dialógica do Discurso com os pressupostos teóricos de Bakhtin (2011) e do círculo, Marcuschi (2005), Canclini (2003), Lima (2013), Bauman (2004), Hall (2006). Metodologicamente, o estudo situou-se em um levantamento bibliográfico aliado à pesquisa-ação. Os encontros didáticos foram realizados com uma turma de 2º ano médio da Escola Cidadã Integral Sebastião Guedes da Silva no período de 1º de agosto a 30 de outubro de 2019. Os resultados gerados apontam que a língua materna exerce mais influência na escrita do que na pronúncia além de um baixo nível de leitura crítica dos alunos e da necessidade de investirmos em leituras dialógicas em sala de aula, com temas ligados à realidade dos alunos, para termos a possibilidade de formar sujeitos leitores, capazes de fazer leituras diversas com autonomia e criticidade, pois ficou evidente que quando os alunos são instigados a fazer leituras de temas que fazem parte de sua contemporaneidade, de suas vivências, eles reagem de forma produtiva, participativa, responsiva e ativa.

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