O GÊNERO TEXTUAL INFOGRÁFICO NA LÍNGUA ESPANHOLA: POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO DA LEITURA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, ATRAVÉS DE AULAS REMOTAS

FIGUEIREDO DE SOUSA, Maria do Socorro Moreira

Resumo

O Gênero infográfico é composto de textos multimodal, imagético, que contém informações científico-tecnológicas, onde as modalidades semióticas de forma proporcional se integram. Este artigo tem por objetivo geral: apresentar através de aulas remotas, o gênero infográfico como possiblidade de desenvolvimento da leitura na Língua Espanhola, para estudantes do ensino médio; e como objetivos específicos: 1. Verificar a realidade dos estudantes quanto ao conhecimento do gênero textual infográfico; 2. Estimular e desenvolver a habilidade da leitura na língua espanhola a partir das informações explícitas em um infográfico; 3. Reflexionar sobre o uso do gênero infográfico. Para tanto foi necessário aplicar sucessivamente uma pesquisa diagnóstica, sequências didáticas através de aulas remotas síncronas com o apoio de ferramentas do Google (classrrom, meet e formularios ) e uma avaliação pós intervenção de sequências didáticas. Através da aplicação de sequências didáticas sobre o Gênero infográfico, foi possível constatar que este gênero textual, ajuda no desenvolvimento da leitura por parte do estudante, beneficiando também o professor na explanação da temática da aula, levando-o a escolher de forma adequada os conteúdos de acordo com o perfil dos estudantes de cada série, facilitando desta forma a exposição do material didático, e motivando o aluno a praticar a oralidade como também desenvolver da interpretação e compreensão textual, além do pensar, analisar e finalmente opinar sobre diferentes assuntos globais, desta forma o aluno irá expor sua leitura com visão de mundo de acordo com os seus conhecimentos.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.