VIVA - A VIDA É UMA FESTA: AS CONTRIBUIÇÕES DA ANIMAÇÃO PARA O CONHECIMENTO INTERCULTURAL E LINGUÍSTICO DO ENSINO DE ESPANHOL
LIMA, Ariane Ferreira Xavier de
Resumo
Este artigo tem, como objetivo, descrever uma proposta didática aplicada por meio do ensino remoto, durante o 3º bimestre, nas turmas do 9º Ano A, B e C do Ensino Fundamental da Escola Cidadã Integral José Rolderick de Oliveira, município de Nova Floresta-PB, partindo da perspectiva da animação “Viva – A vida é uma festa!” (2017) de forma que pudéssemos conquistar os estudantes para um melhor desempenho escolar, tornando a escola mais agradável, atrativa e o currículo mais próximo das necessidades dos estudantes e de suas famílias. Desse modo, o propósito que orientou este trabalho foi analisar de que forma essa animação poderia contribuir para o conhecimento intercultural e linguístico do ensino de espanhol. Realizamos um estudo descritivo, de base qualitativa e de caráter bibliográfico. Com esse intuito, utilizamos, como referencial, teórico os estudos de Scheyerl (2014), no que se refere à integração do ensino de uma língua estrangeira à formação do indivíduo, de Candau (2014), que discute como educação e cultura estão entrelaçadas, e das reflexões de Rojo (2009) a respeito de se trabalhar com diversas mídias e suportes. Em consequência desses aspectos, percebemos a abertura do currículo às experiências de vida e como o estudante tem oportunidade de construir seu próprio conhecimento, além de despertar a conscientização em relação a valores, à interculturalidade, à criticidade, ao protagonismo e à autonomia, atingindo, assim, os compromissos pedagógicos e sociais.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.