A PRODUÇÃO ESCRITA EM LÍNGUA INGLESA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURSO TÉCNICO DE AGROINDÚSTRIA/PROEJA

SILVEIRA, Patrícia Margela Fernandes

Resumo

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a produção escrita em inglês mediada pelas tecnologias da informação e comunicação no âmbito do curso técnico de Agroindústria/PROEJA, no IFPB, campus Sousa – PB. As possibilidades oferecidas pelas ferramentas tecnológicas para a produção de texto afetam sobremaneira a concepção que temos de escrita e de autoria. Assim sendo, os professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem trabalhar atividades diversificadas que viabilizem o desenvolvimento de competências comunicativas e interativas. Nesse sentido, este trabalho investiga de que forma a prática de escrita numa língua estrangeira está inserida e discutida nos currículos das disciplinas no ensino do curso Agroindústria - PROEJA e até que ponto os referidos alunos veiculam essa nova língua através das tecnologias digitais. A pesquisa ainda propõe que as tecnologias atuais possam ser compreendidas como artefatos que possibilitam não só a democratização da cultura de diferentes maneiras, mas também o desenvolvimento de habilidades e competências linguísticas e culturais diversas. Nossa pesquisa, de cunho qualitativa e bibliográfica se embasa em estudos sobre o uso das tecnologias digitais e o ensino de inglês, assim como também aborda a questão da produção escrita no contexto escolar. Conclui-se, portanto, que as tecnologias digitais são recursos fundamentais para o desenvolvimento de práticas de escrita nas aulas de inglês e usadas de forma adequada podem auxiliar no processo de escrita.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.