OS DESAFIOS DOS DOCENTES DE LINGUA INGLESA NA IMPLEMENTAÇÃO DA LINGUAGEM MUSICAL

GONÇALVES, Liana Amâncio dos Santos

Resumo

Os desafios dos docentes têm um papel importante para a formação do professor no campo da Educação Básica, percebemos as suas dificuldades no uso da linguagem musical na sala de aula. Este artigo visa investigar se os docentes se sentem seguros e motivados para inovar com base em novas abordagens educativas nas aulas de Língua Estrangeira nas Escolas Estaduais, e averiguar se a música, como mais um meio de prática pedagógica, contribui para o ensino desse idioma. O embasamento teórico para essa investigação é formado a partir dos estudos voltados à formação do docente no seu “agir-reflexivo” em Candau (2014), Nóvoa (2009), Titone (1983), Tozetto e Larocca (2020) e Teixeira e Magnabosco (2010) e na sua compreensão musical em Ferreira (2012) e Godoy e Senna (2012). Sendo assim, analisamos se esses desafios contribuem/influenciam no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. A pesquisa quantitativa emprega ainda, como meio de coleta de dados, a aplicação de um questionário online. Por fim, analisamos os dados e interpretamos os discursos atrelados a esses desafios, como também as implicações deles na aprendizagem da Língua Inglesa.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.