ESPANHOL: A NOSSA LÍNGUA. LÍNGUA DE QUEM?

CABRAL DA SILVA, Ana Fabillane

Resumo

Pensar o ensino de espanhol atualmente vai muito além do que estudar estruturas gramaticais e a funcionalidade da língua em contextos comunicativos. No mundo globalizado em que vivemos, pensar no ensino de línguas é trazer para a sala de aula discussões sobre temas que norteiam as questões sociais e de construção do indivíduo. Sendo assim, quando refletimos sobre a origem dos povos hispanoamericanos estamos propondo uma análise identitária destes povos e como a língua se estabeleceu como um meio para imposição de poder desde a conquista espanhola até os dias atuais. Por meio dos relatos de viagem colombinos realizamos uma análise de como a identidade hispano-americana é formada, e como esta segue sendo difundida no ensino de língua espanhola. Com este objetivo, realizamos uma pesquisa de caráter bibliográfico, uma vez que está baseada na análise dos diários de viagem de Cristóvão Colombo (1992), e embasada pelas teorias de construção da identidade de Castells (1999), Hall (2006), e das reflexões de Bakhtin (1997) sobre a linguagem. Desenvolvemos, portanto, uma discussão sobre a construção da identidade sociocultural hispano-americana a partir da leitura dos diários de viagem de Cristóvão Colombo, refletindo e propondo sugestões de sequência didática e estratégias para o debate dessa temática em sala de aula.

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