LETRAMENTO DIGITAL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: um estudo de caso na Escola João Silveira Guimarães
COSTA e SILVA, Wisley Kid
Resumo
O Letramento Digital é a capacidade que tem o indivíduo de responder adequadamente às demandas sociais que envolvem a utilização dos recursos tecnológicos e da escrita no meio digital. Ele inclui ainda, habilidades para construir sentido a partir de textos multimodais, isto é, textos que mesclam palavras, elementos pictóricos e sonoros numa mesma superfície. Inclui também a capacidade para localizar, filtrar e avaliar criticamente informações disponibilizadas eletronicamente. Diante disso, o presente estudo buscou, como objetivo geral, analisar as experiências e desafios discentes em relação ao Letramento Digital no Ensino de Língua Inglesa, sob a ótica dos alunos de uma turma da Escola Estadual João Silveira Guimarães. Como aporte teórico recorremos aos postulados de Araújo (2005), Paiva (1999), Siqueira (2011) e Xavier (2002), os quais versam sobre o letramento digital e/ou o ensino de Língua Inglesa. Os objetivos do estudo apresentaram-se em identificar as dificuldades encontradas pelos alunos em relação ao acesso à internet e equipamentos tecnológicos na escola; relatar as perspectivas e desafios considerados relevantes no Ensino de Língua Inglesa da Escola Estadual João Silveira Guimarães e verificar os conhecimentos dos alunos sobre o Letramento Digital. Para isso, foi realizada uma pesquisa quanti-qualitativa, para que fosse possível interpretar os fenômenos e também traduzir em números e opiniões. Nesse contexto, foram coletados os dados através de questionários que buscaram atingir os objetivos propostos no trabalho. A pesquisa permitiu identificar que a acessibilidade tecnológica ainda é algo limitado no contexto escolar analisado e que a maior parte dos estudantes entrevistados utilizam recursos tecnológicos destinados à aprendizagem da Língua Inglesa.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.