RETROCESSOS NO ENSINO DE ESPANHOL: AS ATUAIS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS BRASILEIRAS E OS EDITAIS DE CONCURSOS PÚBLICOS NA PARAÍBA

BARBOSA, Eliene dos Santos

Resumo

O Espanhol é uma língua que apresenta crescimento em sua influência no mundo e uma influência que chega até ao nosso país, o Brasil. Contudo, ao perceber seu quadro evolutivo como língua estrangeira na história do ensino de LE nas escolas públicas brasileiras, a impressão que temos é a de que este idioma sempre ocupou pouco espaço em nosso panorama de ensino e aprendizagem. Assim, por meio de um recorte sobre as políticas linguísticas de nosso país – Lei nº 11.161 e a Lei nº 13.415 –, buscamos examinar os editais de concursos públicos do Estado da Paraíba, rebuscando a ausência de vagas para professores de Espanhol e, ao mesmo tempo, a oferta de vagas para outras línguas, objetivando também refletir a respeito de uma desvalorização que há no ensino desse idioma. Para fundamentar a discussão, contamos com as concepções e ideias de Calvet (2007), Silva (2014), e Largares (2013). E, como corpus da pesquisa, temos como base os editais da banca CPCON/UEPB. Visto que, junto ao método quali-quantitativo auxiliou na coleta, análise e obtenção dos resultados propostos. O que, de certa maneira, nos levaram a perceber como as políticas linguísticas, muitas vezes, não apresentam aportes necessários para serem efetivadas como deveriam e que caminham a passos contrários de uma pluralidade linguística, de certo modo, valorizando uma só língua.

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