DO HABITUAL AO “NOVO NORMAL”: O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA

MOREIRA, Thamyres Guedes

Resumo

Este estudo tem como objetivo realizar uma pesquisa sobre como está sendo trabalhado o ensino de Língua Estrangeira - Inglês e Espanhol a partir da prática docente em tempos de pandemia do Covid-19, além de verificar quais as ferramentas que os professores estão utilizando para realizar as aulas remotas. Para isso, foi feito uma pesquisa com 12 professores, 8 de Língua Inglesa e 4 de Língua Espanhola, de 11 escolas, sendo 7 escolas públicas e 4 privadas de cidades diferentes, a fim de saber como está sendo os desafios de adaptação, que os mesmos estão vivenciando em sua prática docente durante as aulas remotas no campo das Línguas Estrangeiras e como foi sair do que chamamos de ‘Habitual’ para o ‘Novo Normal’. Para este propósito, o trabalho adotará como referencial teórico alguns autores como Castells (1999), Freire (2003), Rojo (2012) e Silveira (1999). A metodologia empregada neste trabalho envolveu um questionário com 13 questões, com 11 perguntas objetivas e 2 subjetivas, que foi direcionado aos professores na qual eles deram suas contribuições para a construção desse trabalho. Percebemos, ao final da pesquisa que nós enquanto professores, precisamos ter conhecimento das novas tecnologias, das ferramentas e aplicativos que estão surgindo no dia a dia, desta forma estará facilitando a vida do professor como também na preparação de aulas para o ensino remoto.

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