AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA GIRA MUNDO PARA O APRENDIZADO DE LÍNGUA ESPANHOLA NA PARAÍBA

ALMEIDA DE SOUZA, Dayse Alexandre Evangelista

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral analisar as contribuições do intercâmbio cultural – através do Programa Gira Mundo – para a aprendizagem de Língua Espanhola. Para isso, o aporte 666teórico basilar para este estudo centrou-se na descrição e apresentação do Programa Gira Mundo, através da Lei n°10.613 de 18 de dezembro de 2015, assim como da teoria de aquisição da linguagem, principalmente nas contribuições de Vygotsky (2002). O estudo se situa no campo da Linguística Aplicada e é de caráter qualitativo. O método de estudo de casos múltiplos foi aplicado para melhor tratamento e abordagem dos dados, o qual permite que o objeto de estudo possa ser compreendido a partir de diferentes visões. Como instrumento para coleta de dados, utilizou-se de entrevista estruturada a partir do Google Forms com cinco estudantes da rede pública estadual de ensino, os quais foram intercambistas do Programa Gira Mundo. A análise dos dados revelou que a escolha do intercâmbio em um país de língua espanhola surge da semelhança entre a língua materna – Português – e o Espanhol – segunda língua. Por outro lado, observou-se que a imersão cultural, a princípio, foi dificultosa em virtude do modo como os espanhóis pronunciam as palavras, revelando um choque cultural.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.