O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS PARA SURDOS: DA TEORIA A PRÁTICA

LIMA, Paulo Sérgio de

Resumo

A temática sobre inclusão na educação é tema frequentemente debatida no cenário educacional brasileiro, porém quando enfatizado o ensino de línguas estrangeiras para alunos surdos na escola regular essa discursão é quase que inexistente. Considerando a importância do debate sobre esta temática nossa pesquisa objetivou realizar um estudo teórico das legislações educacionais nacional, promovendo um diálogo entre estas e as realidades encontradas nas nossas escolas. Desenvolvida a partir de pesquisas teóricas em textos legais referentes à educação em geral, educação de surdos e metodologias de ensino de ensino de línguas estrangeiras, e nossas práticas e observações em sala de aula com alunos surdos no Ensino Médio regular. Debatemos os vários fatores que comprometem o ensino igualitário a estes sujeitos, e indicando práticas que aliadas às leis possam trazer uma melhoria e efetivação do direito a uma educação de qualidade.

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