O ENSINO DA LIBRAS PARA SURDOS NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO AEE

Silva, Gleydson Luiz Alves da

Resumo

A inclusão de educandos com deficiência nas escolas públicas brasileiras têm levado muitos educadores a buscarem compreender sobre o papel do atendimento especializado. Nessa perspectiva, a Sala de Recursos Multifuncionais-SRM onde é realizado o atendimento em Libras, tem por finalidade complementar a aprendizagem dos alunos surdos, de acordo com as políticas públicas de organização e funcionamento desta sala inclusiva. O objetivo principal deste trabalho é refletir sobre a relevância do Atendimento Educacional Especializado-AEE para o educando surdo no processo de ensino e aprendizagem. Diante do tema, surge a seguinte problematização: Qual a relevância do atendimento especializado para o aluno com surdez inserido na Sala de Recursos Multifuncionais? Nessa perspectiva, buscam-se respostas para tal questionamento no decorrer da pesquisa. Com isso, esta pesquisa científica está embasada na sua literatura bibliográfica com autores que dão ênfase a inclusão, as políticas públicas de inclusão, salas de recursos multifuncionais, atendimento educacional especializado e o processo metodológico de ensino, como: Alves (2006), Brasil (2005, 2011, 2015), Damázio (2007), Mantoan (2003), Mittler (2003). Os resultados apresentados mostraram de forma expressiva a importância da participação ativa do educando surdo durante o atendimento em Libras como L1 e a aprendizagem da Língua Portuguesa como L2 na modalidade escrita. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir no meio acadêmico científico para aprofundamento e discussão sobre o assunto, como também, para os profissionais que atuam na SRM das escolas brasileiras.

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