DESAFIOS E REFLEXÕES NA PRÁTICA DOCENTE PERSPECTIVAS DE PROFESSORES FRENTE À INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS

Sousa, Jaquelyne de Lacerda

Resumo

A inclusão tem como princípio o atendimento a todos, o respeito às diferenças, valoriza uma educação que contemple as subjetividades dos sujeitos surdos, implica mudanças de metodologias, políticas públicas, para promover a participação e uma aprendizagem satisfatória. Essa pesquisa objetiva analisar quais os desafios encontrados pelos docentes para inclusão efetiva dos alunos surdos de duas escolas públicas do município de Pombal-Paraíba. Participaram da pesquisa sete professores de duas escolas municipais, de Pombal-PB. O procedimento metodológico empregado foi uma pesquisa bibliográfica e de campo, onde utilizamos um questionário online, viabilizado pelo Google Docs. Analisamos os dados através da análise de conteúdo. Percebemos, a partir das respostas dos participantes, que esses compreendem a importância da inclusão, porém vivenciam desafios no trabalho com alunos surdos e afirmam não estarem preparados, pois, além da falta de capacitações, não sabem Libras, o que dificulta ainda mais a comunicação entre eles. Há também a necessidade de materiais específicos para o desenvolvimento das atividades e os docentes ainda estão bastante dependentes do intérprete para desenvolver o conteúdo juntos aos discentes. Portanto, com a discussão realizada, conseguimos atingir os objetivos almejados e assim, esperamos que o trabalho sirva como norte para o desenvolvimento de novas pesquisas, possibilitando aos leitores entender e/ou ampliar os conhecimentos sobre a discussão aqui levantada.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.