MULHERES NAS CIÊNCIAS EXATAS: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DE GÊNERO, PRECONCEITO DE GÊNERO, INVISIBILIDADE E SILENCIAMENTO NO COTIDIANO DO TRABALHO DOCENTE

Lira, Iris Dayane Guedes

Resumo

A invisibilidade das mulheres nas Ciências Exatas é difundida por diversas motivações: desigualdades, educação sexista, estereótipos de gênero no ambiente escolar, entre outros. Nesse sentido, tem-se como objetivo geral analisar como a invisibilidade histórica das mulheres na área de conhecimento das ciências exatas repercute no cotidiano do trabalho docente dos dias atuais. A pesquisa pautou-se em um estudo de caso com um levantamento de natureza descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa. O instrumento de produção de dados baseou-se em um questionário semiaberto realizado por meio de um formulário eletrônico destinado a docentes que lecionam nas disciplinas que compõem a área de Ciências Exatas. Com a pesquisa, pôde-se concluir que ainda há, de forma explícita, resquícios de uma educação de ordem masculina, os quais se concretizam, atualmente, na prática docente das professoras de Ciências Exatas. Portanto, fica evidente que tais docentes sofrem/sofreram invisibilidades e silenciamentos em suas carreiras devido à permanente naturalização de uma cultura sexista e androcêntrica, que menospreza e dúvida da cognição e raciocínio lógico matemático das mulheres e supervaloriza os atributos ligados à docilidade, como, por exemplo, ser mãe e esposa.

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