O GÊNERO TEXTUAL MEME NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: Caminhos para a ampliação da habilidade leitora

SILVA, Jaquecilene Alves da

Resumo

O presente artigo versa sobre o trabalho com memes nas aulas de língua inglesa, tendo como sujeitos da pesquisa, adolescentes que cursam o 1° ano do ensino médio na Escola Cidadã Integral José Soares de Carvalho. O objetivo geral é desenvolver a habilidade leitora a partir de textos/imagens em língua estrangeira, especificamente em língua inglesa, contidos em redes sociais; os objetivos específicos são, ampliar o vocabulário na língua inglesa e compreender o contexto da utilização do gênero, phrasal verbs e expressões idiomáticas a partir de uma proposta com sequência didática e enquete avaliativa da aprendizagem. Para tal fim, tomamos como base, estudos propostos por: ANDRADE; RAUEN (2017), DAWKINS (2007), DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY (2011), OLIVEIRA (2014), MARCUSCHI (2008), ROJO (2012), SOUZA (2013), VIEIRA (2012). A metodologia utilizada é a pesquisa aplicada, hipotética-dedutiva e coleta de dados. Os resultados mostraram a relevância da utilização do gênero meme para o desenvolvimento da leitura em língua inglesa.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.