A UTILIZAÇÃO DO WHATSAPP E HAND TALK POR ALUNOS SURDOS NA SALA DE AULA.

Sousa, Geruza Pereira de

Resumo

Vivenciamos, nos últimos vinte anos, um crescente número de novas tecnologias que surgem, quase que diariamente e, a cada dia, podemos perceber um aumento considerável no acesso e no uso constante dessas tecnologias, nos mais diversos setores sociais. No ambiente educacional, essa tecnologia pode se tornar um importante recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos nas salas de aula. Desse modo, esta pesquisa teve por objetivo geral refletir sobre o uso dos aplicativos Hand Talk e WhatsApp na aplicação de aulas para alunos surdos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de revisão integrativa, em que foram analisados 05 (cinco) artigos nos quais os autores descreveram a utilização do Hand Talk e WhatsApp em aulas de Libras com estudantes surdos. Assim, o presente trabalho tem como principais teóricos: Dias (2011), Santos, Dantas (2017), Costa e Silva (2019), Brennand (2011), entre outros. Os resultados apontam que os aplicativos Hand Talk e WhatsApp podem contribuir para o processo de aprimoramento da Língua de Sinais de alunos surdos. Contudo, não deve ser usado como substituto do intérprete de Libras, mas sim, como ferramenta pedagógica no processo educativo.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.