A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS PARA INCLUSÃO DE ALUNOS NO ÂMBITO ESCOLAR
Silva, Aldimar Monteiro da
Resumo
O presente artigo tem por intuitos tecer algumas considerações sobre a importância da Libras para inclusão de alunos surdos no âmbito educacional e destacar a ação das políticas públicas como forma mediadora de inclusão. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico, com abordagem qualitativa. Com a intenção de estabelecer uma afinidade com a temática, optou-se por uma análise narrativa que implica a consulta de diferentes fontes bibliográficas a partir das ideias e teorias defendidas por autores. Foram consultadas como referencial teórico obras dos autores Lacerda (1998), Almeida e Vitalino (2012), Brasil (1994), Rosseto (2005), entre outros. Percebeu-se que, apesar do grande avanço da educação surda no Brasil, ainda há muito o que evoluir, uma vez que a carência de intérpretes da Libras nas instituições de ensino e a falta de investimento no espaço escolar e nos recursos destinados para os alunos surdos vêm gerando um grande retrocesso na educação da comunidade surda. Mediante o exposto, é possível considerar uma maior aquisição por parte dos órgãos públicos na área da educação na obtenção de recursos didáticos para os professores e mais investimento em cursos de aperfeiçoamento em Libras para os professores da sala de aula regular.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.