A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS PARA INCLUSÃO DE ALUNOS NO ÂMBITO ESCOLAR

Silva, Aldimar Monteiro da

Resumo

O presente artigo tem por intuitos tecer algumas considerações sobre a importância da Libras para inclusão de alunos surdos no âmbito educacional e destacar a ação das políticas públicas como forma mediadora de inclusão. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico, com abordagem qualitativa. Com a intenção de estabelecer uma afinidade com a temática, optou-se por uma análise narrativa que implica a consulta de diferentes fontes bibliográficas a partir das ideias e teorias defendidas por autores. Foram consultadas como referencial teórico obras dos autores Lacerda (1998), Almeida e Vitalino (2012), Brasil (1994), Rosseto (2005), entre outros. Percebeu-se que, apesar do grande avanço da educação surda no Brasil, ainda há muito o que evoluir, uma vez que a carência de intérpretes da Libras nas instituições de ensino e a falta de investimento no espaço escolar e nos recursos destinados para os alunos surdos vêm gerando um grande retrocesso na educação da comunidade surda. Mediante o exposto, é possível considerar uma maior aquisição por parte dos órgãos públicos na área da educação na obtenção de recursos didáticos para os professores e mais investimento em cursos de aperfeiçoamento em Libras para os professores da sala de aula regular.

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