INCLUSÃO ESCOLAR:ACESSIBILIDADE DA CRIANÇA SURDA NO ÂMBITO EDUCACIONAL

Martins Neta, Ercilia

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre os desafios e possibilidades que envolvem a inclusão escolar e acessibilidade da criança surda, principalmente, quanto à questão das mudanças políticas, econômicas e socioculturais, que refletem na instituição e no contexto em que está inserida. Esta pesquisa, foi realizada por meio de um estudo bibliográfico, tomando por base artigos, revistas e monografias que apresentam autores, como Araújo (2020), Henrique (2019), Cananéa (2019) e Mantoan (2013) dentre outros, os quais abordam ideias indispensáveis para o desenvolvimento deste trabalho. As considerações finais indicam que a educação inclusiva do surdo, bem como a acessibilidade desses sujeitos na escola regular ainda está sendo muito prejudicada, mesmo com a existência das leis que garantem o direito da inclusão do aluno surdo nas escolas, ainda permanece com limitações e obstáculos para que aconteça de fato a inclusão dos mesmos que necessitam de um acolhimento educacional, que garantam seu direto de frequentar a escola e principalmente ser atendido conforme suas especificidades e necessidades sem nenhum tipo de preconceito.

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