PRÁTICAS ALTERNATIVAS PARA EXPERIMENTAÇÃO EM FÍSICA

Lopes, Jerffeson Ramon Guimarães

Resumo

As atividades experimentais são uma das ferramentas importantes para o ensino das Ciências da Natureza, especialmente a Física. Esse estudo identifica as causas encontradas em projeto aplicado no ensino médio, voltado para atividades experimentais, classificando-as em categorias motivacionais, instrucionais, funcionais e epistemológicas. Com base na análise deste projeto, concluiu-se que os exercícios experimentais utilizados na abordagem demonstrativa visavam ilustrar e tornar os conceitos físicos ensinados menos abstratos, tornando a aprendizagem interessante, fácil, divertida e que por pouco tempo motivando os estudantes a participarem sem a necessidade de equipamentos avançados de laboratório para realizar experimentos. O projeto foi elaborado para ser aplicado aos estudantes do ensino médio da Escola Cidadã Integral Gertrudes Leite, em Desterro-PB. O desenvolvimento do mesmo, tem como perspectiva, proporcionar aos educandos a experimentação de uma forma interdisciplinar, com o intuito do melhoramento da aprendizagem no ensino da Física, de uma maneira mais lúdica e dinâmica. A intenção é, o despertar do interesse pela disciplina e pelos conteúdos trabalhados, e fazer com que os estudantes compreendam a relação entre a teoria e a prática, ou seja, observar e manipular os experimentos na sequência trabalhada com a interpretação de textos e resolução de problemas literais e numéricos.

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