Mulheres na Matemática: uma análise de gênero sobre a experiência docente no âmbito do Instituto Federal da Paraíba

Lisboa, Anamélia Alves

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar as possíveis dificuldades enfrentadas durante o percurso acadêmico e profissional das mulheres que atuam como docentes na área de Matemática em todos os campi do Instituto Federal da Paraíba-IFPB, sob a perspectiva das questões de gênero. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica relativa ao percurso histórico sobre as mudanças no que tange a educação feminina ao longo da história. Em seguida, foi aplicado um questionário semiestruturado para as professoras, de modo que, a partir dele, pôde-se obter informações sobre suas vidas acadêmica e profissional enquanto professoras de Matemática do IFPB. Com a análise da literatura sobre a trajetória da educação da mulher foi possível compreender e elencar alguns fatores que contribuem para que as mulheres ainda sejam minoria nas áreas de ciências exatas, incluindo a Matemática. Dentre eles, a educação tardia das mulheres com relação aos homens e a construção de mitos que estabelecem uma superioridade intelectual dos homens nas áreas consideradas mais racionais. Além disso, a permanência até os dias atuais de uma sociedade baseada no patriarcado na qual as mulheres acumulam uma jornada dupla de trabalho, que pode inviabilizar o crescimento profissional das mesmas. A partir da análise dos resultados obtidos com o questionário é possível elencar alguns fatores que influenciaram na permanência na vida acadêmica das professoras que atuam no IFPB e perceber outros fatores que poderiam ter facilitado a experiência das mesmas. Desse modo, percebe-se que colocar em pauta as questões de gênero no contexto da formação acadêmica e da vida profissional é de extrema importância para a luta pela igualdade de gênero, visto que ainda há muito o que lutar para alcançar a igualdade de gênero em todas as áreas.

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