O JOGO MATEMÁTICO COMO UMA PROPOSTA DIDÁTICA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA CRIANÇA SURDA

Santos, Janaina Teodoro dos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo o jogo matemático como uma proposta didática pedagógica para o ensino da criança surda. A pesquisa é classificada como exploratória, por procurar buscar uma familiaridade com o problema que está sendo investigado, buscando dessa forma compreendê-lo. Assim, o interesse pela pesquisa surgiu a partir das minhas experiências vivenciadas no cotidiano escolar e, foram através das minhas observações em sala de aula, que pude perceber as dificuldades dos alunos surdos em relação à compreensão dos conteúdos matemáticos que eram abordados e notar as significativas contribuições de se trabalhar com os jogos no âmbito escolar, uma vez que os mesmos despertam nos alunos a curiosidade e a vontade de apreender o conteúdo que estava sendo trabalhado em sala de aula. A proposta foi elaborada com o intuito de ser desenvolvida em duas aulas, para alunos do nível fundamental. Baseados na abordagem exploratória, percebemos a importância de se trabalhar com os jogos pedagógicos no apoio das crianças com surdez. Por isso, é importante que o professor possa fazer uso de práticas e metodologias para que sejam desenvolvidas nas crianças habilidades, raciocínio, respeitando o espaço e as limitações de cada criança, para que aconteça, de fato, o ensino e aprendizagem.

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