UMA ANÁLISE DA PROPOSTA CURRICULAR OFERTADA AOS ESTUDANTES SURDOS DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB

Dias, Paula Vasconcelos Barbosa

Resumo

Este tribal versa sobre a necessidade eminente de adaptação dos currículos existents para atender so alunos surdos no município de João Pessoa – PB. Promovendo uma análise investigativa dos currículos existentes, que contemple uma educação como o ensino de Língua Portuguesa (L2), anos iniciais do ensino fundamental. Isto se deu após analisar os currículos educacionais adotados pelo o município, nos anos iniciais, existentes hoje, onde não atendem a necessidade do aluno surdo, bem como trazer a memória a história da educação dos surdos, analisando os documentos existentes da BNCC, bem como os métodos de avaliação adotados. O meio utilizado para alcançar tal objetivo caracteriza-se através da pesquisa de análise bibliográfica a partir da concepção dos teóricos: Veiga (2002), Silva (2007) e Lacerda (2006). Sabe-se que uma das primeiras orientações na BNCC, já difere dos artefatos culturais da comunidade surda, em que os anos iniciais valorizam as situações lúdicas, fonética, repetições de sons, conduzindo no direcionamento a leitura e escrita, o campo visual, relacionado aos artefatos dos surdos não é considerado de acordo com a necessidade dos mesmos, dando margem a evasão escolar e a alfabetização na idade inadequada.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.