AS PRINCIPAIS DIFICULDADES E DESAFIOS DA EQUIPE DOCENTE PARA INCLUIR NO CURRÍCULO ESCOLAR O ENSINO DE LIBRAS NUMA ESCOLA REGULAR DO MUNICÍPIO DE ARARUNAPB

Pereira, Maria de Fátima do Nascimento

Resumo

É notório que introduzir um aluno surdo numa escola de ensino regular é um direito dele, que veio a ser conquistado por muitas lutas, e partindo desse pressuposto buscamos saber quais “As principais dificuldades e desafios da equipe docente para incluir no currículo escolar o ensino de LIBRAS numa escola regular do município de Araruna-PB”. Este trabalho foi realizado através de uma pesquisa de campo de caráter qualitativo na forma de um estudo de caso, que busca saber e conhecer quais os principais anseios dos docentes, objetivando analisar as dificuldades mencionadas pela equipe docente para enfrentar os desafios inerentes à inclusão do ensino de LIBRAS no currículo. Como instrumento de pesquisa, foi utilizado o questionário on-line através da ferramenta Google Docs., o qual continha perguntas abertas e fechadas que contemplam parâmetros que permitem demonstrar os anseios dos pesquisados. Mostraremos os resultados revelados nesta investigação onde os mesmos nos permitam conhecer quais foram os principais anseios e desafios dos docentes para com a temática abordada. Ao concluímos este trabalho podemos perceber tamanhos desafios e dificuldades que foram elencadas pelos docentes participantes da pesquisa, inclusive o mais mencionados por eles foi justamente a falta de formação específica, mais, que, maior que os desafios e dificuldades, é a vontade de está sempre aprendendo, buscando se atualizar, para que posam repassar para os educandos os conteúdos/assuntos da forma mais perspicaz possível.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.