O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS ADOTADAS NA ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Moura, Gilmar Leite
Araujo, Jefferson
Silva, Everton
Medeiros, Weverton

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral analisar como os professores de Ciências Naturais, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, avaliam os seus alunos. A metodologia pautou-se por uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa exploratória. O lócus da pesquisa foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosário, localizada no município de Pombal/PB. Os sujeitos da pesquisa foram três professoras e utilizamos como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário. Os resultados obtidos revelaram que os conhecimentos adquiridos pelos professores desde a formação, bem como as suas atividades de aperfeiçoamento do conhecimento são ferramentas importantes para garantir o ensino aprendizagem de qualidade ao aluno desde o início. A distinção quanta a formação e nos períodos de experiência das educadoras, nos permitem concluir que independente desta distinção elas possuem visões similares quanto a importância do Ensino de Ciências Naturais na formação dos alunos e a respeito do objetivo de expandir o conhecimento, considerando ainda que as professoras consideram que há a necessidade de expandir o ensino de forma lúdica, melhorando também as metodologias avaliativas.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.