Comprometimento organizacional: um estudo do Modelo Tridimensional em uma empresa de alimentos

Torres, Edizangela da Silva

Resumo

O objetivo geral deste trabalho foi investigar qual o tipo de comprometimento organizacional é mais frequente em diferentes contextos de uma cadeia de valor em uma empresa do ramo de alimentos e a opinião dos colaboradores sobre como a organização pode melhorar o comprometimento. Esse estudo foi aplicado em uma empresa situada no estado da Paraíba, a fim de atender a uma demanda da própria organização. Portanto, buscou-se os seguintes objetivos específicos: delinear o perfil sociodemográfico dos colaboradores; identificar nos colaboradores que atuam na cadeia de valor as dimensões do comprometimento organizacional através do modelo tridimensional de Meyer e Allen (1991); verificar o comprometimento dominante dos colaboradores que atuam na cadeia de valor e; apontar a opinião dos colaboradores de como a empresa pode contribuir para o maior desenvolvimento do comprometimento no trabalho. Para alcançar esses objetivos, foi realizada uma pesquisa de campo do tipo descritiva sob o método quanti qualitativo com amostra de 136 colaboradores, no qual são divididos entre os setores: Administrativo com 22 respondentes, Produção 56 respondentes e Comercial com 58 respondentes. O instrumento utilizado foi o questionário formado por 28 questões, sendo a 1ª parte sociodemográfica, a 2ª e 3ª parte formadas pelo instrumento utilizado por Meyer e Allen. Os resultados obtidos revelaram a preponderância do comprometimento organizacional afetivo nos indivíduos dos três setores pesquisados da cadeia de valor, diante disso, foi possível concluir que a organização tem a maioria do seu quadro de funcionários, colaboradores com forte elo emocional com a empresa, que se identificam com os objetivos organizacionais, demostrando que, realmente, desejam espontaneamente fazer parte dela e dedicar-se em prol do propósito corporativo.

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