CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS MATEMÁTICOS NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM

Bezerra, Francisca
Araujo, Jefferson
Farias, Ana

Resumo

A presente pesquisa empreendida consistiu em abordar o uso do aparelho celular como recurso pedagógico a partir da sala de aula, enquanto instrumento tecnológico de comunicação e informação que integra uma variedade de mídias, além de sua mobilidade e acessibilidade à maioria dos alunos, sugerindo um processo de ensino e aprendizagem aliado às tecnologias. Aplicou-se uma metodologia de abordagens qualitativa e quantitativa com delineamento na pesquisa etnográfica. Foram pesquisados alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio em três Cidades da Paraíba, São Bento, Catolé do Rocha e João Pessoa, através de questionários estruturados do Google Forms para averiguar a dimensão de uso e expectativas de inserção do celular no processo de ensino e aprendizagem que envolveu a aquisição de dados descritivos. Para fundamentar este estudo, destacaram-se os teóricos André Lemos (2002), Pierre Lévy (2001), Lúcia Santaella (2003) e Almeida (2003) que discorreram sobre a relevância do aparelho móvel como instrumento de suporte à aprendizagem e como fonte de pesquisa e interação do conhecimento. Os dados coletados, constataram que a maioria dos alunos usam o celular como fonte de pesquisas, pra assisitr aulas, considerando uma ferramenta de aprendizagem.

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