Uso de tecnologias digitais como ferramenta didático-pedagógica no ensino de matemática

Pereira, Rafael Ramos

Resumo

As discussões a respeito dos processos didáticos-pedagógicos têm fundamental importância para a evolução da educação profissional e tecnológica, da educação de uma forma geral e não diferente dentro do Programa de Mestrado em Educação Profissional – ProfEPT. Temas relevantes e das mais diferentes correntes são debatidos nos mais diferentes espaços. A presente pesquisa deu enfoque as possibilidades da interseção entre esses processos e as tecnologias digitais a partir de uma perspectiva intervencionista no que tange a implementação de um produto educacional que, permeando os resultados obtidos quanto a efetiva necessidade da ferramenta, possa contribuir de alguma forma com os avanços necessários ao rendimento escolar na disciplina de matemática. Nesse contexto e considerando os aplicativos de celular na perspectiva de uma tecnologia digital de grande importância e relativamente acessível, nos propomos a construir um software (aplicativo mobile) que visa auxiliar nos processos didático-pedagógicos no Instituto Federal da Paraíba – Campus Guarabira no primeiro ano do Curso de Edificações. Quanto ao caminho metodológico escolhido, temos uma abordagem mista com aspectos qualitativos e quantitativos sendo a que melhor qualifica a pesquisa, de natureza aplicada, com objetivos descritivos e explicativos, além de procedimentos de uma pesquisa de levantamento e participante. Como resultado, verificou-se que o rendimento escolar se mostrou aquém do proposto como satisfatório da instituição pesquisada e culminou com a construção do aplicativo que teve ampla aceitação na comunidade acadêmica e notória percepção das reais contribuições que este pode trazer para os processos de ensino e aprendizagem.

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