Influenciadores digitais: a percepção de influência no processo decisório de compra dos estudantes de uma Instituição de Ensino Superior Pública

Pereira, Emanuelle

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo analisar a percepção de influência no processo decisório de compra dos alunos do IFPB Campus – JP por meio dos Influenciadores Digitais. Para responder este objetivo, buscou -se investigar as etapas do processo de decisão de compra, avaliar a persuasão exercida pelos influenciadores digitais no comportamento de compra dos estudantes e verificar quais as redes sociais mais utilizadas. Para embasar o estudo, foi desenvolvida uma fundamentação teórica a respeito de marketing digital, internet e redes sociais, comportamento do consumidor e processo de decisão de compra. A pesquisa desenvolvida é classificada como descritiva com abordagem quali-quantitativa, utilizando coleta de dados por meio de questionário semiestruturado com questões abertas e fechadas aplicado para 82 estudantes. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, e para questões discursivas foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa evidenciam a relevância dos influenciadores diante das escolhas do consumidor, conclui-se que, a maioria dos consumidores respondentes seguem os influenciadores e realizam compras, através de suas indicações, ainda que os principais fatores que os influenciam no processo de tomada de decisão de compra estejam relacionados aos aspectos sociais e pessoais (grupos de referência) que o consumidor mantém no ato da compra.

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