Violência escolar e Institutos Federais em pauta : um olhar sobre o fenômeno a partir da cobertura jornalística

Carvalho, Washington

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar o fenômeno da violência no contexto escolar dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia ( IF’s ). Trata se de um estudo descritivo, exploratório e aplicado de cunho quanti qualitativo, desenvolvido em duas etapas. A primeira etapa foi constituída por uma pesquisa documental, que teve como fonte de dados notícias sobre episódios de violência relacionados aos IF s. Já a segunda etapa consistiu na construção de um produto educacional , em formato de cartilha , voltad o para o enfrentamento da violência escolar. Ao todo, compuseram o corpus d este estudo 62 (sessenta e duas) notícias publicadas em sites e portais jornalísticos. O acesso às notícias foi realizado através do site de busca “ Google”, sendo o material coletado analisado por meio da análise de conteúdo temática categorial proposta por Bardin. O s resultados da análise apontam que a maioria dos atos violentos noticiados ocorreu dentro do espaço físico dos IF’s , sendo os alunos os principais autores e vítimas. A violência psicológica e física são as que aparecem com maior frequência nas notícias, s eguidas da violência contra o patrimônio, violência sexual e negligência. Os tipos de violência mais noticiados foram aqueles tipificados como crimes pela legislação brasileira , com destaque para a agressão física, a ameaça, o roubo e o assédio/importunaçã o sexual. Como é possível observar n as notícias analisadas a comunidade escolar dos IF’s est á exposta a diversas formas de violência escolar , o que reforça a importância de iniciativas comprometidas com a discussão e enfrentamento do problema neste contexto.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.