A gestão de estoque em uma franquia de cosméticos na cidade de João Pessoa – PB: um estudo à luz do advento da pandemia do COVID-19 2020-2021
Martins, Elayne
Resumo
Uma das áreas de formação profissional do administrador diz respeito a administração dos recursos materiais e patrimoniais. Esta área concentra esforços, conhecimentos e habilidades no comprar, estocar, armazenar e distribuir dentre outros desdobramentos. Considerando os tempos atuais de pandemia da COVID19, as empresas têm passado por algumas turbulências no que diz respeito ao gerenciamento dos seus estoques, dada a grande variação da demanda, quer de produção industrial quer de serviços. Nestes termos, trazemos o tema franquia um canal de distribuição, adotado por uma empresa varejista de cosméticos localizada na cidade de João Pessoa. A busca por uma boa aparência costuma ser uma das prioridades entre mulheres e homens no país, que assumem com categoria, consumir rotineiramente produtos voltados à beleza e bem-estar. Isso se tornou cada vez mais essencial em meio ao cotidiano conturbado e estressante para os moradores dos grandes centros urbanos. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), apesar da instabilidade econômica, o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial no consumo de cosméticos, atrás apenas de grandes potências, como Estados Unidos, China e Japão, tornando-se um campo fértil para pensar em franquias no ramo de beleza em qualquer lugar do mundo. Trabalhar com franquia, no entanto, requer o atendimento integral a cláusulas contratuais rígidas entre as partes integrantes franqueado e franqueador e, considerando o que chamamos de tempos de pandemia chamou a atenção investigar o planejamento de estoques em uma franquia no ramo de cosméticos como mencionado em epígrafe. Posto isso, este estudo teve como objetivo analisar o planejamento de estoque em uma franquia no ramo de cosméticos, considerando o período pandêmico 2020-2021 da covid-19 na cidade de João Pessoa/PB. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa básica de natureza aplicada, caracterizada como descritiva, partindo do método dedutivo e abordagem da análise de natureza qualitativa. A coleta de dados ocorreu via documentação indireta – relatos globais midiáticos e aplicação de entrevista semi-estruturada. Quanto aos resultados observou-se que o cenário de franquias de cosméticos em tempos de pandemia apontou para um aumento significativo com crescimento de 6% entre janeiro e outubro, em comparação com 2019. No que diz respeito ao planejamento de estoques na empresa em estudo observou-se que o bom relacionamento entre franqueado e franqueadora oportunizou flexibilizações e foi possível fazer adaptações para a sustentabilidade da nova franqueada. O planejamento de estoque é tido como um fator essencial para o desenvolvimento da franquia e em relação as incertezas sistêmicas e mercadológicas de demanda tevese que estas foram subsidiadas pelo franqueador entendendo que a previsão de demanda é um quesito relevante para que a franqueada atenda aos requisitos legais e contratuais e continue ativa em um mercado altamente consumidor.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.