Educação a Distância: perspectivas pedagógicas para os processos formativos na educação profissional de jovens e adultos
Costa, Rosejane
Resumo
O presente estudo trata da Educação de Jovens e Adultos e sua integração com a Educação Profissional, por meio do Programa de Integração Nacional da Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos – Proeja, política de atendimento à Educação Profissional Técnica de Nível Médio. A abordagem do tema traz novos desdobramentos, e, em seu contexto, foram encontrados velhos e novos desafios a serem superados para uma educação inclusiva e de qualidade. O Proeja foi idealizado para superar dificuldades no processo educacional que apresenta condições diferenciadas em sua oferta, advindas das relações de poder, as quais acabam por aprofundar a segmentação e o dualismo entre o Ensino Médio e a Educação Profissional e Tecnológica. Face à rigidez das estruturas curriculares dos cursos ofertados em modalidade presencial, esta pesquisa discute possibilidades de implantação de uma carga horária na modalidade a distância, como forma de favorecer, aos alunos do Curso Técnico em Eventos Integrado ao Ensino na modalidade PROEJA, do IFPB, campus João Pessoa, maior acesso ao conhecimento propedêutico e/ou técnico. Como objetivo geral propõem-se a inserção da EaD através da plataforma moodle em componentes curriculares no Proeja, de modo a evidenciar caminhos que viabilizem a implantação de ambientes virtuais de aprendizagem nessa modalidade, conforme legislação vigente no país, e o desenvolvimento de um Produto Educacional (PE) alinhado à metodologia de estudo a distância. Para o desenvolvimento deste estudo, adotamos um enfoque qualitativo com base descritivo-exploratória, para conhecer, analisar e interpretar os fenômenos relativos à educação de jovens e adultos e à implantação de programas voltados a esse grupo, assim como aqueles voltados às políticas públicas que dão suporte para atuação na educação profissional em plataformas de EaD. A fim de respaldar a pesquisa e o desenvolvimento do PE que atenda à flexibilização do ensino presencial, utilizamos referências como Freire (2018), Saviani (2007), Ramos (2007), Arroyo (2017), Belloni (2019). Neste sentido, espera-se envolver a organização e o planejamento do curso Técnico em Eventos Integrado ao ensino Médio do IFPB e as suas interlocuções com o mundo do trabalho por meio da Educação a Distância. Os resultados apontam para possibilidades de flexibilização e adequações necessárias ao processo de ensino e aprendizagem do Proeja.
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