LIVRO DIDÁTICO: Análise das figuras geométricas empregadas para o estabelecimento da relação parte-todo dos números racionais à luz dos registros de representações semióticas

OLIVEIRA, FRANCISCO MARCIO DE

Resumo

O presente trabalho de abordagem qualitativa objetivou analisar o livro didático quanto às características das figuras geométricas empregadas no LD para o estabelecimento da relação parte-todo e em transformações entre registros de representações dos números racionais que envolvem o registro geométrico bidimensional. Para isso, tivemos como referência a Teoria dos Registros de representações semióticas de Raymond Duval, a pesquisa desenvolvida por Silva e Moretti (2020) que buscou analisar as características das figuras geométricas utilizadas para trabalhar a relação parte-todo dos números racionais, como também a pesquisa de doutoramento de Silva (2018) e o estudo de Silva e Santos (2020) que estabeleceu graus de não congruência semântica nas conversões entre os registros geométrico bidimensional e numérico fracionário dos números racionais. Foi escolhido duas coleções para análise dos livros de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental aprovadas pelo PNLD. Concluímos que as coleções utilizam figuras geométricas para trabalhar a relação parte-todo dos números racionais que apresentam um alto grau de congruência semântica nas transformações entre o registro geométrico bidimensional e numérico fracionário, estimulando o procedimento da dupla contagem para o estabelecimento da relação parte-todo que pode gerar uma avaliação enganosa quanto a aprendizagem dos educandos. Pois, a maioria das questões trabalhadas nas coleções analisadas são particionadas explicitamente em subfiguras com mesmo número de lados. Além disso, priorizam a conversão do registro geométrico bidimensional para o numérico fracionário dos números racionais.

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