OS DESAFIOS DE ENSINAR MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

JERONIMO, Emerson

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem por objetivo garantir aos estudantes o direito de aprender um conjunto fundamental de competências e habilidades comuns, além disso estabelece diretrizes para o desenvolvimento dessas competências e habilidades na educação básica do país. A BNCC propõe aos e sistemas de ensino um norte a ser seguido para a elaboração dos currículos deixando a critério de cada sistema espaço para a inserção de uma parte diversificada que depende de cada instituição. Neste contexto, a presente pesquisa tem por objetivo entender quais os desafios que professores de matemática e escolas precisam superar para promover uma educação de qualidade atendendo essa nova proposta de ensino imposta pela base nacional comum curricular. Considerando a relevância dos impactos dessa mudança resolvemos investigar os desafios de ensinar matemática no ensino médio na perspectiva da BNCC e fornecer informações aos professores de Matemática, possibilitando enxergar os desafios e experiências compartilhados por outros colegas e ainda identificar como essas mudanças se refletem no ensino e na aprendizagem. A metodologia utilizada, nessa investigação, foi de base qualitativa, a qual estimula os participantes a pensarem e falarem livremente sobre o tema de pesquisa (pesquisa qualitativa). Assim aplicamos, um questionário, com professores de matemática que lecionam do ensino médio, com intuito de identificar o nível de entendimento destes com o conteúdo da BNCC, suas percepções sobre os impactos e os desafios de ensinar matemática nessa perspectiva. Também buscamos estudar outros trabalhos já publicados cujo tema tem convergência com a nossa pesquisa e que serviram de subsídio para nossas conclusões.

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