INTRODUÇÃO AO CONCEITO FUNCIONAL EM TURMAS DO 7º ANO: UMA ABORDAGEM NUMÉRICA E GRÁFICA ATRAVÉS DA MODELAGEM MATEMÁTICA

SILVA, NILTON CESAR BATISTA DA

Resumo

Com a finalidade de apresentar uma proposta de ensino-aprendizagem através da modelagem matemática, através das aplicações de representações numérica e gráfica da relação entre grandezas com características de função afim, buscou-se fazer uma transição entre as linguagens aritméticas e gráficas para uma linguagem algébrica, tendo como propósito, subsidiar o(a) estudante do 7º ano do Ensino Fundamental para que quando chegar no 8º ano do ensino fundamental, para que ele tenha condições de compreender com mais clareza a ideia de função afim, pois, durante vários anos, tem-se discutido sobre o tema de forma como tem iniciado o ensino de função. Ciente desta problemática, propomos uma abordagem da temática supracitada com ênfase na Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida qualitativamente com a participação de dois agentes de pesquisa, (um menino e uma menina) estudantes do 7º ano do ensino fundamental. Como consequência, todas as atividades foram construídas conjuntamente entre o pesquisador e os agentes, com isso, a pesquisa proporcionou uma redescoberta daquilo que achávamos que sabíamos.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.