Laboratório Móvel Didático de Química: Possibilidades e desafios como auxilio na prática pedagógica

Moisés, Laura Jamily Alves

Resumo

Neste trabalho desenvolvemos um protótipo de um laboratório móvel didático de Química, o Labyscie, aplicado no ensino técnico integrado ao médio no IFPB- campus João Pessoa, pensado e estruturado com o objetivo de fomentar a ação docente na execução de práticas experimentais em sala de aula. Dessa forma foi idealizada uma unidade móvel como produto educacional principal, dispondo de bancada, equipamentos, vidrarias, materiais e reagentes que pudessem ser utilizados em espaços formais e não formais, que tivesse um custo reduzido de manutenção e viabilizasse a realização de práticas experimentais com maior frequência. Para tanto, foi realizado um levantamento de práticas experimentais propostas em formato de guia, a contemplar a grade curricular da disciplina de Química no ensino médio. O desenvolvimento deste trabalho, resultou no manual de práticas experimentais e fichas experimentais, a compor o laboratório móvel, ao passo que também pode ser utilizado de forma independente. Devido a pandemia do COVID 19, realizou-se ajustes na apresentação e aplicação, sendo necessário a elaboração de vídeos com práticas experimentais de apresentação e divulgação do laboratório. Como forma de coleta de dados foi utilizado formulários do google forms, como instrumento diagnóstico e de avaliação do produto educacional. Dentre os resultados obtidos, os estudantes apontaram nos questionários diagnósticos que 72,2% nunca obtiveram aula experimental no laboratório da instituição no primeiro ano de curso, bem como 63,3% não obteve aula experimental em sala de aula. Quanto aos docentes, observou-se que 16,7% não utilizam o laboratório e que 50% destes realizam as prática experimentais de forma esporádica. Ainda sobre esses aspectos, que apontam para a baixa frequência de práticas experimentais de forma subjetiva no questionário diagnóstico, os docentes apontaram a limitação do tempo para se efetivar as práticas e a dificuldade de acesso ao laboratório. Esse resultado direcionou para o desenvolvimento de questionário de avaliação que apontou para uma aceitação e motivação tanto pelos docentes como pelos estudantes do LABYSCIE, o qual foi avaliado pelos docentes, prevalecendo a nota 9,0, que foi atribuída por 66,70% dos docentes. A expectativa do desenvolvimento deste trabalho, está em ultrapassar os limites do campus citado, ampliando-o para as escolas de ensino fundamental e médio, sejam elas públicas ou privadas. O Labyscie apresenta-se como um recurso viável economicamente, de mobilidade e adequação a pequenos ambientes, permitindo o desenvolvimento de aulas diferenciadas, contextualizadas para o ensino de Química e ainda ser adaptado para outras áreas como a Física, a Biologia ou a Matemática.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.