Estudo e desenvolvimento de um modelo biopsicossocial: aspectos teóricos e propostas de intervenção multidisciplinar

Silva, Jailson

Resumo

As transformações ocorridas na sociedade nas últimas décadas provocaram mudanças em diversos aspectos relacionados à saúde e qualidade de vida, principalmente no estilo de vida da população. Dentro dessa pesrspectiva o objetivo deste trabalho é desenvolver um modelo para avaliação com relação à saúde dos discentes do ensino médio, como recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada em uma amostra de discentes de 11 campi do IFPB, localizados em cidades do litoral ao sertão do estado da Paraíba, utilizando dados coletados por meio eletrônico através de um questionário validado e reconhecido internacionalmente: o KIDSCREEN-52. O questionário foi aplicado em uma amostra composta por 358 discentes com idade entre 14 e 46 anos (68,4% do sexo feminino) selecionadas em onze campi. Para uma melhor interpretação dos dados foi utilizada o método MANOVA (Análise multivariada de variância) de um fator com dois grupos e com os escores de cada dimensão da QVRS como variáveis dependentes e como variável independente o sexo dos participantes e as análises demonstraram que existem diferenças estatisticamente significativas entre os sexos para quatro dimensões da QVRS. Identificamos que os dados indicam diferenças significativas em componentes específicos de QVRS em relação ao sexo do participante. Destacamos que os homens alcançaram pontuações significativamente mais altas em relação às mulheres nos componentes: Saúde e atividade física (F(1) = 27,600; p < 0,001), Estado emocional (F(1) = 9,055; p < 0,01), Autonomia (F(1) = 11,312; p < 0,001) e Amigos e apoio social (F(1) = 3,898; p < 0,05). As demais dimensões não apresentaram diferenças significativas em função do sexo do participante. Como resultado concluímos que as informações levantadas nesse estudo evidenciam que o protocolo utilizado é de grande relevância para o ambiente escolar como um instrumento para auxiliar e direcionar os profissionais no monitoramento, acompanhamento e intervenção visando a melhoria da QVRS dos discentes e consequentemente uma melhoria no processo ensino-aprendizagem.

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