Tecnologia e ensino de matemática: o conceito de comprimento e área do círculo através do GEOGEBRA

SOUSA, Naelson da Silva

Resumo

O presente estudo, objetivou por meio da tecnologia digital, em particular, através do uso do software GeoGebra como estratégia de ensino e aprendizagem de matemática no ensino básico (anos finais e/ou ensino médio), envolver os conceitos de comprimento e área de um círculo de maneira dinâmica, intuitiva, prática e mais fácil – almejando sobretudo, trabalhar a questão da visualização dos objetos por meio de seus movimentos. Além disso, entender a importância desta ferramenta como recurso didático para as aulas de matemática. O objeto de estudo desta pesquisa é conhecer, compreender, aplicar, e/ou relacionar como também motivar os docentes e discentes ao uso do GeoGebra para estudos matemáticos. Assim, dos objetivos específicos temos: conhecer os principais pontos do ambiente (pertinente ao nosso estudo); apresentar de modo amplo/geral as ferramentas de sua interface; estudar os conceitos de circunferência e de círculo; diferenciar circunferência de círculo; identificar o número PI - número irracional (símbolo π), obtido a partir da razão do comprimento e diâmetro de um círculo; compreender e deduzir a expressão para o cálculo do perímetro e área de um círculo (pelo método de aproximação dos polígonos regulares inscritos e circunscritos. No que se refere a metodologia aplicada, utilizamos o software de Geometria dinâmica (GD), para abordagem da construção dos conceitos apresentados (sendo de fundamental importância as pesquisas e leituras de alguns trabalhos de dissertações de mestrado do programa do PROFMAT, e, outros, no que diz respeito a geometria como referencial). Portanto, é fundamental agregar novas estratégias de ensino, em especial, com a tecnologia digital. Visto que a geometria muitas vezes, ainda, e apenas, é vista meramente de forma tradicional (lousa, papel, lápis e caneta). Neste sentido, o GeoGebra possibilita obter um significado maior, quando utilizado de forma correta, coerente; levando ao desenvolvimento de argumentos, visualização, reflexão, senso crítico e dedutivo fomentando, portanto, a autonomia do sujeito para produção de novos conhecimentos, conectado ao uso das tecnologias.

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