Quem tem medo de literatura? As dores humanas materializadas nos textos literários

Aguiar, Hellen Jacqueline Ferreira de Souza Dantas de

Resumo

Das alegrias às dores, a literatura sintetiza experiências humanas em suas dimensões mais complexas, o que nos permite adentrar a extensão da violência por que passam muitas crianças e jovens. Propomos neste trabalho, por meio da literatura, uma discussão sobre temas fraturantes – em especial, a violência contra o segmento infantil e juvenil –, por compreendermos que o texto ficcional é um instrumento capaz de prover acolhimento ou respostas a inquietações particulares que emergem de situações ameaçadoras possíveis de desencadear malefícios irreparáveis ao indivíduo e à sociedade. Dada a amplitude do tema, definimos como objetivo geral do presente estudo analisar a forma como a escola tem abordado temas dessa natureza – notadamente a violência contra criança e adolescentes –, por meio da literatura destinada a esse público. Para o alcance desse propósito, estabelecemos como objetivos específicos: levantar estudos acerca dos temas fraturantes na literatura no universo escolar; verificar obras literárias que tematizam a violência contra criança e adolescentes no acervo do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) literário, no período de 2020, destinado aos anos finais do ensino fundamental; e, por fim, analisar a violência na urdidura da obra contemporânea Menina a Caminho, de Raduan Nassar. Nesta nossa investigação, buscamos respaldo, sobretudo, em Zilberman e Lajolo (1985), Candido (1995, 2002, 2012), Ceccantini (2000, 2004, 2008, 2011), Hunt (2010 e 2013), Ginzburg (2012), Ramos e Fonseca (2015), Ramos e Navas (2015), Souza (2019) e Barros e Azevedo (2019). A pesquisa apresenta uma abordagem quali-quantitativa, constituída pela tipologia descritivo-exploratória. Os resultados mostram a necessidade de a escola desenvolver a leitura de obras cujostemas afetam, especialmente, sujeitos mais propensos a condutas agressivas, uma vez que tais temas podem suscitar identificação entre esses sujeitos e alguma obra, ajudando-os a lidar com situações conflituosas de que, possivelmente, foram vítimas, a exemplo do que ocorre no conto Menina a caminho, narrativa que tem como fio condutor dores vivenciadas pela protagonista. Ademais, ao relacionar a literatura como um mecanismo de confronto à violência, a pesquisa aponta para quão importante é a socialização de obras que abordam temas considerados tabu, como a educação sexual, discussão fundamental para compor redes de proteção aos mais vulneráveis em nossa sociedade e romper com silenciamentos que afetam questões humanas.

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