METODOLOGIAS ATIVAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: SABERES E FAZERES DOS PROFESSORES DA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL JOSÉ PAULO DE FRANÇA EM MARI/PB

Junior, Antonio Angelico da Silva
Araujo, Jefferson Flora Santos
Neto, Francisco Alves Cordeiro
Patrocinio, Maria da Paz Pereira

Resumo

O uso das metodologias ativas em sala de aula vem com o intuito de melhorar consideravelmente o aprendizado dos alunos, principalmente aqueles que estão desmotivados, cansados de aulas tradicionais e de ficarem ouvindo apenas exposições orais dos professores. Partindo deste pressuposto, este trabalho tem como objetivo analisar se os professores da Escola Cidadã Integral José Paulo de França da cidade de Mari/PB conhecem e utilizam metodologias ativas nas suas práticas pedagógicas. Para fundamentar as reflexões sobre a realidade investigada, respaldamos nos estudos de Camargo e Daros (2018), Martins (2020), Moran (2014, 2019), entre outros estudiosos que discutem a temática pesquisada. Para tanto, selecionamos como aporte teórico-metodológico a abordagem qualitativa, do tipo pesquisa exploratória. O lócus da pesquisa foi a Escola Cidadã Integral José Paulo de França, localizada no município de Mari/PB. Os sujeitos da pesquisa foram 13 professores e utilizamos como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário. Os resultados obtidos da pesquisa revelaram que os docentes conhecem e utilizam várias metodologias ativas, mesmo que ainda não conseguiram migrar totalmente do método tradicional para o ativo. Eles também mostraram ter conhecimentos das TIC, o que torna mais um ponto positivo para a execução das metodologias ativas.

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