A leitura no ensino técnico integrado ao médio: instrumento para mapear a vivência leitora

Araújo, Lilian Cristina da Silva

Resumo

As demandas da sociedade provocam uma inquietação em torno de uma educação profissional que seja capaz de articular os conhecimentos adquiridos nos espaços educativos com a formação humana. Nesse aspecto, a escola pode ampliar suas práticas pedagógicas voltadas à leitura, instrumento capaz de atender a um desenvolvimento integral direcionado à autonomia plena dos indivíduos. Com vistas a esse atendimento, a presente pesquisa, que foi desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cabedelo, tendo como sujeitos os alunos recém-ingressos no curso Técnico em Multimídia Integrado ao Ensino Médio, apresenta, como objetivo geral mapear a vivência em relação à leitura dos recém-ingressos do referido curso. Os objetivos específicos consistem em analisar a formação leitora à luz dos documentos que orientam a formação integral na educação profissional de nível médio, identificar o perfil leitor dos estudantes recémingressos no curso de Multimídia do IFPB, Campus Cabedelo e propor uma ferramenta de diagnose de perfil leitor a ser utilizada por docentes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Por meio da pesquisa de campo/aplicada, do tipo exploratória, com uma abordagem quanti-qualitativa, buscamos fundamentação sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica, além das contribuições teórico-metodológicas que promovem um processo ativo e emancipatório do aluno leitor. Para tanto, realizamos estudos baseados em Freire (1989), Lajolo (2006), Candido (2011), Petit (2008; 2009; 2013; 2019), Jouve (2002), Ciavatta (2014), Ramos (2014), Araújo e Frigotto (2015), Pacheco (2010) e Saviani (2011). Os resultados apontam para a importância de se definir estratégia para a identificação do perfil leitor (ou o que mais se aproxima do acesso a textos) do estudante que se insere em uma determinada comunidade – a exemplo do “Sonda-me”, Produto Educacional desenvolvido a partir deste estudo. Tal procedimento é capaz de criar, no âmbito do ensino, processos de construção e de mediação leitora que possibilitem o acesso e a apropriação da diversidade de textos por estudantes da EPT. Além disso, esta pesquisa comprova a necessidade de se ampliar a discussão sobre o desenvolvimento das práticas de leitura, de modo a despertar ou fortalecer a constituição de leitores capazes de contribuir para a formação integral de cidadãos, estruturada a partir de uma sociedade mais humana e igualitária.

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