Comportamento sedentário em escolares da região de Sousa-PB

Rolim, Marina Duarte de Souza

Resumo

Objetivo: Analisar o comportamento sedentário em escolares dos anos finais do Ensino Fundamental do Distrito Núcleo 2 de Sousa-PB. Métodos: A pesquisa é de caráter descritivo e com abordagem quantitativa. A amostra da pesquisa foi composta por 142 estudantes de uma escola pública estadual do Ensino Fundamental do Distrito Núcleo 2 de Sousa-PB. Como instrumento foi utilizado o Questionário Internacional de Atividade Física IPAQ (versão curta). Resultados: Os escolares apresentaram uma média de idade de 13,0 + 1,6 e o IMC 19,8 + 3,8. A maioria dos estudantes foram classificados com o comportamento sedentário excessivo, tanto durante a semana (74%) quanto no final de semana (60%). As meninas apresentaram índices maiores de comportamento sedentário (76%) do que os meninos (71%) durante a semana. Os escolares mais novos apresentaram índices de 45% com o comportamento adequado e 55% excessivo versus 27% adequados e 73% excessivos dos mais velhos. Conclusão: Conclui-se que a maioria dos escolares está classificada com comportamento sedentário excessivo durante a semana e no final de semana, e que os adolescentes do sexo feminino apresentaram comportamentos sedentários mais elevados e nas idades mais avançadas.

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